Eder Fernandes

Competências

Regimento Interno – Art. 79. Os Vereadores são agentes políticos investidos do mandato legislativo municipal, eleitos pelo sistema partidário e de representação proporcional por voto secreto e direto.

Parágrafo Único. Os vereadores gozam de inviolabilidade por suas opiniões, palavras e votos no exercício do mandato e na circunscrição do Município.

Art. 80.  É assegurado ao Vereador, uma vez empossado:

I – Participar de todas as discussões e votar nas deliberações do Plenário, salvo quando tiver interesse pessoal na matéria, direta ou indiretamente, o que comunicará ao Presidente;

II – Votar na eleição da Mesa e das Comissões Permanentes;

III – Apresentar proposição e sugerir medidas que visem o interesse coletivo, ressalvadas as matérias de iniciativa exclusiva do Executivo e da Mesa;

IV – Concorrer aos cargos da Mesa e das Comissões Permanentes, salvo impedimentos;

V – Participar das Comissões Temporárias;

VI – Usar da palavra em defesa das proposições apresentadas que visem o interesse do Município, ou em oposição às que julgar prejudiciais ao interesse público, sujeitando-se às limitações deste Regimento.

Art. 81. São obrigações e deveres do Vereador:

I – Desincompatibilizar-se e fazer declaração pública de bens, no ato da posse e no término do mandato, de acordo com a Lei Orgânica do Município;

II – Comparecer socialmente trajado, nas Sessões da Câmara nos horários pré-fixados;

III – Votar as proposições submetidas à deliberação da Câmara salvo quando ele próprio tenha interesse pessoal nas mesmas em que acarretará nulidade da votação, quando seu voto for decisivo;

IV – Obedecer às normas regimentais quanto ao uso da palavra;

a) Quando se dirigir à Mesa Diretora, deverá usar a expressão “Vossa Excelência” e aos pares, “Nobres Colegas” e demais autoridades presentes, deverá usar o seu título de hierarquia.

V – Propor à Câmara todas as medidas convenientes aos interesses do Município e a segurança e bem-estar dos munícipes bem como impugnar as que lhe pareçam contrárias ao interesse público.

Biografia

Eder Fernandes da Silva, nascido em 28 de julho e 1984 em Goiânia, Goiás, filho mais velho de Antônio Pereira da Silva e Marlene Fernandes Neto e Silva, irmão de Elivan Fernandes e Silva. Solteiro.

Corretor de imóveis credenciado no Creci Go, estudante de direito, 7º período, vereador no seu segundo mandato.

No primeiro mandato foi primeiro secretário da mesa diretora e relator da Comissão de constituição justiça e redação, (CCJ), logo em seguida eleito presidente da Câmara Municipal para o Biênio 2019/2020 e hoje exerce novamente o papel de Primeiro secretário na mesa diretora e a função de líder do prefeito na casa.

Tanto o primeiro quanto este segundo mandato são marcados por uma luta muito próximo da população, sempre atento a temas ligados as classes mais trabalhadoras do município.

Autor de importantes projetos, sempre pensando em uma cidade sustentável, entre eles podemos citar os seguintes:

Inclusão no calendário do município da semana municipal de artesanato.

Inclusão da disciplina de libras nas escolas municipais, com prazo para regulamentação até o fim de 2022.

Obrigação do uso de luminárias de LED nos novos loteamentos e sugestão de troca em toda cidade.

Imposição da prioridade para mulheres vítimas de violência domésticas na aquisição de futuros projetos de habitação no município.

Reconhecimento do direito dos portadores de fibromialgia como atendimento prioritário no município.

Ainda é autor de 2 projetos que não tem reconhecimento junto as prestadoras de serviço, Enel o qual proíbe cobrança de multa para religação e saneago que autoriza instalação de redutor de ar.

Tudo isso só foi possível com importantes parceiros, como o Deputado Estadual Valcenor Braz, Deputados federais Marcos Abrão e Célio Silveira.

E sempre seguindo o caminho da honestidade, sinceridade, princípios estes que aprendeu em casa com seus pais e na vida pública, hoje carregado os ensinamentos do Ex prefeito de Vianópolis Issy Quinan e do atual prefeito de Bonfinópolis Professor Kelton.

O trabalho segue firme para juntos construir uma cidade cada dia melhor, com um presente maravilho, mais um futuro de grandes vitórias e conquistas.

Eder Fernandes, seu representante.

Eder Fernandes

Eder Fernandes

nascimento

28/07/1984

naturalidade

Goiânia-GO

estado civil

Solteiro

partido

Cidadania